sábado, 18 de outubro de 2014

Plantas - Setor de Maquinário


Anteriormente chamada de PDRS-9 (Plataforma de Desembarque e ReparoS 9), a plataforma atual ainda não possui um nome, mas está bem desenhada virtualmente.  Após alguns posicionamentos experimentais, estudos de proporção e seleção de materiais, já da pra se ter uma boa idéia de como o resultado final ficará. 

Basicamente segue o conceito anterior, idealizado em 1995, da PDRS-9. Por coincidência lembrava bastante o conceito da Sealand (uma plataforma habitada), apesar de estar apoiada em 4 suportes, ao contrário dos 2 da Sealand. Outra diferença é o tamanho dos suportes: os da Sealand são semelhantes aos de uma plataforma petrolífera em altura, enquanto os da PDRS-9 são menores.  Basicamente isso significa que, enquanto as da Sealand ou uma plataforma petrolífera estão presas ao solo, as da PDRS-9 são flutuadores, que permitem mobilidade, ainda que limitada.
 
Esquema estrutural da Sealand - a exemplo da maioria das plataformas de petróleo, a Sealand fica presa ao leito do oceano.
 

A seguir a planta-baixa da plataforma (provisoriamente chamada de Plataforma-4) e a descrição dos setores que a compõem.  Nesse post especificamente, falaremos mais sobre o setor de Maquinário.





Maquinário


Esta parte é composta por todas as máquinas de grande porte da plataforma.  Está localizada em uma das extremidades da plataforma.  Basicamente é isolada do resto da plataforma por uma murada pois seu acesso é restrito, feito exclusivamente pelos trabalhadores responsáveis pela monitoração e manutenção desse equipamento pesado.  Além disso, é uma área mais exposta, pois não possui uma proteção tão eficaz (não há muretas de proteção), existindo vários avisos de precaução espalhados pela área.

As seguintes máquinas estão localizadas nesta parte:



Radar:

Radio Detection And Ranging (Detecção e Telemetria pelo Rádio), é um dispositivo que permite detectar objetos a longas distâncias. Ondas eletromagnéticas são refletidas por objetos distantes. A detecção das ondas refletidas permite determinar a localização do objeto. 




O Radar de pulso Contínuo (CW) é o tipo utilizado na plataforma. Como o próprio nome diz, estes radares emitem um sinal de rádio contínuo. Esse tipo de radar requer duas antenas distintas, uma para o transmissor e outra para o receptor, para que o sinal emitido não interfira na leitura do sinal de retorno. A emissão de um sinal contínuo permite que esse radar distinga objetos parados de objetos que estão em movimento, através da analise da diferença do sinal de resposta, causada pelo “efeito Doppler”. 



Farol

A plataforma, primordialmente, é utilizada como base do Controle de Tráfego.  O farol instalado nela serve para guiar as naves que atracam ou pousam nas docas.

De certa forma, a plataforma lembra muito a concepção de um Navio Farol, que eram utilizados para sinalizar regiões onde a construção de um farol seria impossível (grandes profundidades, por exemplo). Mas, apesar de ter uma mobilidade relativa, a ideia é que a plataforma permaneça estacionária em um mesmo local.

O Farol é equipado com um gerador independente, capaz de funcionar de maneira autônoma quando o Gerador Mestre é desativado.







Gerador Mestre

Gerador Mestre


O principal gerador de energia da Plataforma.  Ele é dividido em duas partes, sendo o Gerador Mestre propriamente dito, e um Gerador Reserva.  O Mestre, ao funcionar, carrega o Gerador Reserva.  Em caso de pane, o Mestre é desligado e automaticamente o Reserva entra em funcionamento.  Durante seu funcionamento, somente as funções principais da plataforma são energizadas.

Gerador Reserva






O monitoramento é realizado pela equipe do convés em intervalos regulares de tempo.  Em casos de crises ou emergência pessoas da equipe de convés são posicionados nesse local, para poder realizar o monitoramento de maneira mais eficaz.

Casos extremos podem exigir o uso dos dois geradores ao mesmo tempo.  Essa é uma operação arriscada, e só é utilizada em situações onde não existem outras alternativas.


Quadro Geral de Força

O Painel principal que controla a distribuição de energia da plataforma fica nesse setor.  Normalmente, a distribuição é feita automaticamente.  Entretanto, situações de emergência podem exigir o redirecionamento manual da energia, bem como o corte do seu fornecimento.  

     








Torre de Rádio




Estação Meteorológica


Uma estação meteorológica é um local onde são recolhidos dados para análise do clima. Encontram-se equipadas com instrumentos (ou sensores eletrónicos) de medição e registo das variáveis meteorológicas/climáticas. Os seus dados são utilizados para a previsão do tempo e para a caracterização do clima, pelo que também podem ser designadas por estações climatológicas.

Os dados coletados são vitais, pois mantém a tripulação informada sobre tempestades ou outras mudanças súbitas no tempo que se aproximem.


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