O uso de blueprints, plantas baixas e esquemas está muito mais ligado à arquitetura do que as maquetes feitas por hobby. Uma rápida busca no Google com as palavras "blueprint maquete" ou "planta maquete" dá uma boa idéia disso.
Apesar disso, existem bons programas, especialmente on line, que podem ser usados para ajudar na visualização dos projetos em miniaturas antes de começar o recorta, cola e junta. Estes programas são mais indicados para aqueles que criam maquetes a partir da imaginação. Nas maquetes que representam locais que existem de fato, seu uso é dispensável. Em um post futuro falarei mais sobre esses programas.
A vantagem do blueprint e das plantas é sua capacidade em dividir algo que anteriormente poderia ser considerado uno, estanque. Uma maquete da Enterprise, por exemplo, pode tanto representar a nave por completo quanto representar uma de suas seções. A divisão em partes colabora para que detalhes, que podem passar despercebidos nos filmes, por exemplo, sejam explorados e expostos.
Outra vantagem dos Blueprints e plantas é exatamente explorar e detalhar mais essas pequenas nuances auq surgem quando o processo de criaçã/reprodução se iniciam. Mostrar que cada peça, por menos que seja, possui um significado enriquece mais ainda o processo criativo.
A seguir, uma definição da palavra Blueprint e, depois, várias Blueprints (ou plantas, ou cortes longitudinais plantas baixa) de veículos deveras interessantes.
E para quem desejar ver as Blueprints da Enterprise, aqui vai a mina de ouro.
Blueprint
O blueprint é um tipo de suporte utilizado em desenho técnico para projetos de arquitetura, engenharia ou design. No início as vistas ortogonais do modelo eram impressas em linho, mas devido ao encolhimento do material, combateu-se este problema com impressões em papel vegetal e, posteriormente, em filme de poliéster (Mylar). Um blueprint usualmente se constitui de linhas brancas em um fundo azul. Um modelo mais recente utiliza linhas azuis em um fundo branco.
Cool.
ResponderExcluir